O curso ideal para CONTADORES e ADVOGADOS TRIBUTARISTAS

Noções sólidas de Finanças, Economia e Gestão, e ainda de Ciências Humanas, Ética e Responsabilidade Social.

18 vagas Mestrado (sendo 4 vagas reservadas para candidatos negros)

+ 1 vaga exclusiva deficiente + 1 vaga reservada para candidato indígena

10 vagas Doutorado (sendo 4 vagas reservadas para candidatos negros)

+ 1 vaga exclusiva deficiente + 1 vaga reservada para candidato indígena

Período: 12 de setembro e 14 de outubro de 2022

Acesse aqui:

Duração do curso: Mestrado 24 Meses / Doutorado 48 meses

Disciplinas e créditos:  Mestrado 24 créditos / Doutorado 40 créditos

Título concedido: Mestre e Doutor em Controladoria e Contabilidade

Requisitos: Graduação reconhecida pelo MEC

• Um dos mais conceituados cursos do país. Pioneiro em Minas Gerais. Único na Capital Mineira.

• Curso nota 5 Capes quadriênio 2017-2020

Mestrado: 134 mestres formados (início do curso 2007)

Doutorado 5 Doutores formados (início do curso 2017)

• Curso Diurno

• Gratuito (paga somente taxa para inscrição na seleção)

• Bolsas de Ensino Capes e Fapemig:

Mestrado capes R$1.500,00

Mestrado Fapemig R$1.875,00

Doutorado capes R$ 2.200,00

Doutorado FAPEMIG R$ 2.750,00

É importante ressaltar que o profissional da área de Controladoria e Contabilidade precisa ser capacitado, habilitado, de modo a adquirir o conhecimento necessário sobre assuntos econômicos, financeiros, tributários, organizacionais e comportamentais para direcionar as conclusões da lógica contábil, sempre respaldado por princípios e normas técnicas, dando espaço à propalada interpretação da condição, qualidade e valor do patrimônio. Nenhuma decisão de negócio é tomada sem os dados contábeis e somente este profissional dispõe de técnicas para disponibilizar o valor patrimonial e a direção dos negócios. Atualmente, a realidade do mercado exige um profissional pronto para assumir novas responsabilidades. Mais do que apenas registrar os atos e fatos dos gestores das empresas, ele deve nortear os empreendimentos e ajudar a administração a manter o negócio na rota prevista. Para desempenhar essas funções com a máxima competência, sua formação deve conter noções sólidas de Finanças, Economia e Gestão e, também, de Ciências Humanas, Ética e Responsabilidade Social. É nesse sentido que a pós-graduação stricto sensu revela-se como importante para esse público.

Além dos atuais e futuros profissionais, existem em Minas Gerais aproximadamente 119 instituições (07 públicas) ofertando o curso de Ciências Contábeis presencial, de acordo com consulta ao site do Ministério da Educação (MEC). Pelo que se sabe, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), apenas cerca de 20% das funções docentes no Brasil são desempenhadas por doutores, taxa que cai para 11% aproximadamente considerando somente as instituições particulares. Esse dado por si é significativo para evidenciar a necessidade de se viabilizar formação para os professores dessas instituições, pois hoje, para eles buscarem um curso de doutorado em Contabilidade, devem se deslocar para outros estados, sendo que os mais próximos são Distrito Federal, Rio de Janeiro, Espírito Santo ou São Paulo. Reforça-se que, mesmo em nível de mestrado, o Estado conta com apenas duas instituições (UFMG e Universidade Federal de Uberlândia) ofertando cursos.

Objetivo:

A missão do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da Universidade Federal de Minas Gerais é consolidar-se como um curso de excelência na Região Sudeste do País, atuando com elevados padrões na produção científica, formando Mestres e Doutores para atuarem como docentes, pesquisadores ou como profissionais altamente qualificados para atuar na área de Controladoria e Contabilidade

Objetivo Geral

O objetivo principal do Doutorado e do Mestrado em Controladoria e Contabilidade do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade – PPGC - é a formação de docentes, de pesquisadores e a qualificação de profissionais para o desenvolvimento de empresas públicas e privadas de alto nível, capacitando-os para o progresso e desenvolvimento do conhecimento e da prática em Controladoria e Contabilidade. Espera-se assim, contribuir para suprir as demandas acadêmicas, científicas e do mercado de trabalho por profissionais de alta qualificação na área contábil e financeira.

Objetivos Específicos

Promover atividades para capacitação, manutenção e ampliação do corpo docente do Programa, por meio de cursos e intercâmbios acadêmicos com renomadas universidades nacionais e internacionais;

Estimular a produção científica de alto nível dos corpos docente e discente visando a publicação em relevantes periódicos nacionais e internacionais;

Estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisas alinhados às linhas de pesquisas e competências do PPGC;

Promover parcerias e a integração das atividades de pesquisa e desenvolvimento do programa com instituições e organizações públicas e privadas do mercado de trabalho na área de Controladoria e Contabilidade.