O quadro das disciplinas do curso de Mestrado é composto por disciplinas obrigatórias e optativas. As disciplinas optativas refletem, em grande parte, as vocações de pesquisa do programa.
O aluno deve cursar no mínimo 24 créditos, assim divididos:
- 11 créditos em disciplinas obrigatórias
- 13 créditos em disciplinas optativas
Disciplinas obrigatórias | Créditos | Carga Horária |
---|---|---|
Projeto de pesquisa | 1 | 15 |
Contabilidade Societária I | 2 | 30 |
Teoria da Contabilidade I | 2 | 30 |
Contabilidade Gerencial I | 2 | 30 |
Fundamentos de Métodos Quantitativos | 2 | 30 |
Metodologia de Pesquisa | 2 | 30 |
Disciplinas optativas | Créditos | Carga Horária |
---|---|---|
Contabilidade Internacional | 2 | 30 |
Análise e Av. de Sistemas de Info. Contábeis | 2 | 30 |
Análise de Regressão | 2 | 30 |
Contabilidade Gerencial II | 2 | 30 |
Contabilidade Societária II | 2 | 30 |
Análise Multivariada e Mod. de inf. Contábeis | 2 | 30 |
Análise de Series Temporais | 2 | 30 |
Contabilidade Societária Avançada | 2 | 30 |
Teoria da Avançada da Contabilidade | 2 | 30 |
Controladoria e Finanças Avançadas | 2 | 30 |
Tópicos Esp. em Cont. Controladoria e Finanças | 2 | 30 |
Métodos Qualitativos | 2 | 30 |
Metodologia de ensino | 2 | 30 |
Epistemologia de Pesquisa | 2 | 30 |
Contabilidade Tributária | 2 | 30 |
Auditoria Contábil | 2 | 30 |
Teoria de Finanças Corporativas I | 2 | 30 |
Teoria de Finanças Corporativas II | 2 | 30 |
Análise das Demonstrações Contábeis | 2 | 30 |
Teoria da Contabilidade II | 2 | 30 |
Estratégias Empresariais e Estruturas Organizacionais | 2 | 30 |
Os alunos do Curso do Mestrado em Ciências Contábeis poderão cursar disciplinas eletivas em outros cursos de pós-graduação Strictu Sensu da UFMG e até mesmo em outras instituições mediante anuência do orientador e aprovação do Colegiado do Curso. Dentre as diversas oportunidades no âmbito da UFMG, destacam-se os programas de pós-graduação em Administração, Engenharia de Produção, Economia e Ciência da Informação.
A quase totalidade dos créditos é cursada ao longo do primeiro e segundo semestres do curso, permitindo que o aluno disponha de mais tempo para se dedicar à dissertação no segundo ano. A divisão proposta permite maior flexibilidade na composição de planos de estudo individuais e possibilita ao estudante agregar conhecimentos e/ou habilidades para conduzir seu curso de forma efetiva. Ao mesmo tempo garante uma formação mínima necessária e propicia maior embasamento teórico.