O quadro das disciplinas do curso de Mestrado é composto por disciplinas obrigatórias e optativas. As disciplinas optativas refletem, em grande parte, as vocações de pesquisa do programa.

O aluno deve cursar no mínimo 24 créditos, assim divididos:

  • 11 créditos em disciplinas obrigatórias
  • 13 créditos em disciplinas optativas
Disciplinas obrigatórias Créditos Carga Horária
Projeto de pesquisa 1 15
Contabilidade Societária I 2 30
Teoria da Contabilidade I 2 30
Contabilidade Gerencial I 2 30
Fundamentos de Métodos Quantitativos 2 30
Metodologia de Pesquisa 2 30
Disciplinas optativas Créditos Carga Horária
Contabilidade Internacional 2 30
Análise e Av. de Sistemas de Info. Contábeis 2 30
Análise de Regressão 2 30
Contabilidade Gerencial II 2 30
Contabilidade Societária II 2 30
Análise Multivariada e Mod. de inf. Contábeis 2 30
Análise de Series Temporais 2 30
Contabilidade Societária Avançada 2 30
Teoria da Avançada da Contabilidade 2 30
Controladoria e Finanças Avançadas 2 30
Tópicos Esp. em Cont. Controladoria e Finanças 2 30
Métodos Qualitativos 2 30
Metodologia de ensino 2 30
Epistemologia de Pesquisa 2 30
Contabilidade Tributária 2 30
Auditoria Contábil 2 30
Teoria de Finanças Corporativas I 2 30
Teoria de Finanças Corporativas II 2 30
Análise das Demonstrações Contábeis 2 30
Teoria da Contabilidade II 2 30
Estratégias Empresariais e Estruturas Organizacionais 2 30

Os alunos do Curso do Mestrado em Ciências Contábeis poderão cursar disciplinas eletivas em outros cursos de pós-graduação Strictu Sensu da UFMG e até mesmo em outras instituições mediante anuência do orientador e aprovação do Colegiado do Curso. Dentre as diversas oportunidades no âmbito da UFMG, destacam-se os programas de pós-graduação em Administração, Engenharia de Produção, Economia e Ciência da Informação.

A quase totalidade dos créditos é cursada ao longo do primeiro e segundo semestres do curso, permitindo que o aluno disponha de mais tempo para se dedicar à dissertação no segundo ano. A divisão proposta permite maior flexibilidade na composição de planos de estudo individuais e possibilita ao estudante agregar conhecimentos e/ou habilidades para conduzir seu curso de forma efetiva. Ao mesmo tempo garante uma formação mínima necessária e propicia maior embasamento teórico.